Blog Plenatech

Acompanhe as nossas novidades sobre Tecnologia e Mobilidade.

Atualizações: Um mito ainda não desmistificado.

Atualizar ou Não seus aplicativos e sistemas?

Se você trabalha com TI, uma coisa é certa: você já passou por algum tipo de problema depois que o sistema deu aquela “atualizada”. Desde as primeiras versões dos sistemas operacionais, criou-se um paradigma onde atualizações eram sinônimo de problema, e desde então, muitos gestores ainda aplicam essa filosofia e não realizam operações de update em seus ambientes. Afinal, não se meche em time que está ganhando, não é?

 

No entanto, essa filosofia foi a grande culpada por eventos que marcaram a história da informática. O grande surto de ransomware que tivemos no mundo, cerca de 3 anos atrás, ocorreu por conta da exploração de uma falha em sistemas antigos e desatualizados. Mas você sabe exatamente o risco que a falta de atualizações pode trazer para a sua infra?

 

Como bem sabemos, nenhum software é perfeito. Afinal, são escritos e desenvolvidos por seres humanos, e todos nós somos suscetíveis a falhas, independente do tamanho da corporação que desenvolveu tal software. Quando uma ferramenta nova é lançada, como por exemplo, um novo sistema operacional, certamente existem muitas falhas de segurança a serem exploradas, mas que ainda não foram descobertas. E descobrir é apenas uma questão de tempo.

Por isso, as equipes de desenvolvimento trabalham ativamente para desenvolver atualizações, patchs e correções para o sistema, a fim de fechar cada vez mais as portas que existem para eventuais ataques.

Porém, imagine você, que acaba de instalar um sistema operacional em uma máquina, ou servidor, e não aplica patches de atualização. Às vezes, anos de correções podem ser deixados de lado, abrindo diversas possibilidades para atacantes explorarem alguma falha e tomar conta do seu ambiente. E, com isso, muitas ações podem ser feitas: roubo de informações, sequestro de dados, destruição de dados etc.

Por isso, a Plenatech adota rotinas frequentes de atualização em seus clientes. Uma infra atualizada significa ter as últimas correções de segurança, e fechar cada vez mais as portas para as ameaças digitais.

 

E ai, deseja conferir se o seu ambiente está dentro dos conformes?

Faça um contato conosco, e agende uma avaliação!

Tags:atualizaçãowindowspcsistema

Confira outros posts

 
 
 
WhatsApp