Blog Plenatech

Acompanhe as nossas novidades sobre Tecnologia e Mobilidade.

Como ter mais segurança em seus dispositivos móveis?

Aumente a segurança do seu telefone, tablet e demais dispositivos móveis.

Elencamos algumas formas de melhorar a segurança do seu dispositivo e livrar sua dor de cabeça no futuro.

Atualmente nossos dispositivos móveis tem adquirido diversas funções, sejam elas se comunicar com amigos, família, pagar contas, fazer compras, assistir filmes, ler notícias e talvez ligar para alguém. Isso mesmo, atualmente carregamos tantas coisas em nossos celulares que o que menos fizemos é ligar para alguém. 

E você toma medidas de proteção?

A primeira segurança que você deve ativar é um bloqueio de tela por pin, padrão, impressão digital ou qualquer outra forma que seu dispositivo não tenha o livre acesso. Dessa forma, caso alguém esteja em posse do seu telefone não terá acesso as informações de forma fácil.

Ative as atualizações automáticas para sempre estar executando a versão mais recente do sistema operacional e dos aplicativos. As invasões costumam explorar vulnerabilidades do sistema, por isso é sempre importante estar com tudo atualizado.

Uma outra dica interessante é se você se sentir seguro em manter um monitoramento em seu dispositivo, instale ou ative o software para rastrear remotamente seu dispositivo móvel pela Internet. Sendo assim, se o seu dispositivo for perdido ou roubado, você poderá se conectar a ele pela Internet, encontrar sua localização e apagar remotamente todas as suas informações.

Evite a instalação de aplicativos que não estejam nas devidas lojas. Sempre verifique avaliações positivas e se é atualizado ativamente pelo fornecedor. Evite também aplicativos novos, aplicativos com poucas avaliações ou que raramente são atualizados. 

Ao instalar um novo aplicativo, valide se ele realmente precisa ter acesso às informações de contatos, fotos, microfone, localização, etc. A cada atualização verifique se o mesmo não mudou as permissões.

Sempre faça backup de seus dados. Por padrão os dispositivos tem um backup pré configurado, salvando alguns itens como fotos, contatos, configurações, mas vale lembrar que essa rotina pode ter os dias contados, se você é uma pessoa que salva muitas fotos e vídeos o seu repositório pode se esgotar, obrigando você contratar um espaço maior. Muitas pessoas acabam ignorando o aviso e em algum momento necessitam restaurar um backup, uma foto ou todo o dispositivo e se deparam com a dor de ter perdido a informação por falta de cuidados. 

No passado quando você ia trocar um dispositivo era necessário copiar todas as fotos para um computador, copiar o nome dos programas para depois instalar e saber todas as senhas dos 1765 aplicativos que você tinha no dispositivo. Hoje este é um trabalho fácil, mas desde que você se atente ao backup, os sistemas atuais em sua grande parte facilita este processo para o usuário bastando você entrar com suas credenciais e informar que deseja restaurar de outro telefone ou da nuvem.

Outro fator de segurança e que a engenharia social explora é estar atenta aos detalhes. Muitas vezes você tira aquela foto no ambiente de trabalho e acidentalmente informações confidenciais são vazadas, isto pode ser uma estratégia de mercado, senhas, faturamento e etc, tome sempre cuidado com suas fotos antes de postar e também armazenar em seu dispositivo. 

Estas são algumas dicas que julgamos interessantes para os usuários aumentarem sua segurança. Se você não toma estas medidas sugerimos que faça para evitar problemas no futuro. O backup não é feito para uso diário mas lhe salvar nos piores momentos.

 

Tags:celulardispositivos móveissegurança

Confira outros posts

 
 
 
WhatsApp