Blog Plenatech

Acompanhe as nossas novidades sobre Tecnologia e Mobilidade.

Ejetar dispositivos removíveis

A existência do botão ejetar garante a segurança dos seus dados.

Um dispositivo de memoria USB é composto por:

Memória flash - Onde são escritos e armazenados os dados

Cache - Memória intermediária onde inicialmente são escritos os dados

Controlador - guarda todas informações relativas ao dispositivo tais como : memória disponível, memória que contém dados, velocidades, etc.

A razão da existência desse botão ejetar é a cache.

Quando se escreve dados no pen drive por exemplo, a cache vai ser usada para armazenar dados temporariamente que posteriormente serão escritos no disco. Está memória é sempre mais rápida que a memória principal e a sua função é atuar como buffer. Para que o Sistema Operacional conclua o mais rápido a tarefa solicitada e de prioridade a outras tarefas evitando também que o dispositivo USB fique sem conseguir dar resposta a outras tarefas.

Quando os dados são escritos em cache, o Sistema Operacional reconhece os dados como "já escritos em disco", sem que  os dados estejam completamente escritos na memória flash. Neste caso, se tentar ejetar o disco, provavelmente o Sistema Operacional não irá permitir, emitindo uma mensagem que o dispositivo ainda está em uso. Só é possível ejetar quando os dados já estão escritos na memória. Removendo fisicamente o dispositivo USB antes que os dados sejam escritos na memória  poderá corromper os seus dados, ficando assim inutilizáveis.

Esta é a razão principal para o botão ejetar, a segurança dos seus dados.

Apenas uma nota:

Nos sistemas Windows posteriores ao Windows XP, a Microsoft desativa por padrão a escrita em cache no disco para evitar a perda de dados, no entanto a mesma está habilitada para os discos internos.

   

Tags:plena.techplenatechmemóriapen-drivependriveejetar

Confira outros posts

 
 
 
WhatsApp