Blog Plenatech

Acompanhe as nossas novidades sobre Tecnologia e Mobilidade.

Novo malware rouba dados e se 'espalha como gripe'

Um novo malware de Android está utilizando nome de empresas como a Amazon e DHL para roubar senhas de usuários descuidados. Chamado de FluBot, o vírus "se espalha como gripe", de acordo com os especialistas, e utiliza SMS para alcançar mais vítimas.

Assim como muitos ataques de phishing, o software malicioso utiliza engenharia social para entrar no smartphone do usuário. Os hackers disparam mensagens de texto em nome de empresas como Amazon e DHL acompanhadas de um link para download de um app para rastrear entregas.

Página de download do aplicativo falso.

O endereço leva para um instalador de aplicativo com a extensão APK fora da Play Store e que possui um aplicativo falso. Caso o usuário instale o app, o vírus faz uma varredura no celular para coletar credenciais como logins, senhas e detalhes bancários.

O FluBot também chama a atenção por "se espalhar como gripe", segundo define o Slashgear. Além de coletar informações sensíveis do usuário, o vírus acessa o aplicativo de agenda do smartphone para alcançar mais vítimas.

O vírus coleta os números de telefone salvos no celular e envia a mesma mensagem de texto fingindo ser uma empresa de entrega e com um link para o app malicioso. O método de disseminação do malware é tão efetivo que a divisão de cibersegurança do governo do Reino Unido chegou a lançar um alerta para usuários de smartphones Android.

 

Para quem possui um celular Android e recebeu links maliciosos via SMS, a dica é não clicar em endereços suspeitos e evitar o download de instaladores vindos de fontes não confiáveis. Como a Apple é bastante restritiva com o iOS e não permite o uso de apps fora da App Store, os usuários de iPhones estão protegidos contra a "gripe virtual".

 

Fonte: Tecmundo

Tags:android

Confira outros posts

 
 
 
WhatsApp