Blog Plenatech

Acompanhe as nossas novidades sobre Tecnologia e Mobilidade.

O que é o TitansWi-Fi?

Muitas pessoas, clientes e amigos nos perguntam “O que é o TitansWi-Fi?”, pois bem, o TitansWi-Fi iniciou sua trajetória com um objetivo, mas cresceu tanto que as vezes é difícil explicar rapidamente o que ele é, esperamos esclarecer essa dúvida através deste texto.

O TitansWi-Fi é uma plataforma de roteadores Wi-Fi, inicialmente desenvolvida para o mercado móvel, em especial para as frotas de ônibus, ele surgiu através da solicitação de desenvolvimento por um cliente, para atender a uma necessidade do mercado, para o qual haviam poucas e deficitárias opções. O desenvolvimento da versão inicial do produto levou um ano, contou com pesquisas junto as frotas, garagens equipes de manutenção e gerenciamento das soluções embarcadas, além disso, envolveu árduo trabalho de engenheiros e equipes de desenvolvimento.

Com o passar do tempo e com a boa aceitação do produto, novos modelos de roteadores foram desenvolvidos e lançados, visando atender a demanda de outros nichos do mercado, como estabelecimentos comerciais, de serviço e eventos para citar alguns.

Os focos principais no desenvolvimento do TitansWi-Fi foram a simplicidade e a segurança. A simplicidade da instalação e configuração por parte do cliente, e a segurança da utilização por parte do usuário final. Esqueça os terminais e as complexas telas de configuração, toda a configuração do TitansWi-Fi, seja ela local ou pela nuvem se dá através de sistemas totalmente web, em português, de forma simples e sem necessidade de ferramentas extras.

A utilização do TitansWi-Fi tanto em ambientes comerciais como em frotas é tão simples que não se faz necessária nenhuma configuração para que se tenha uma utilização básica do produto. Nos modelos móveis, faz-se necessário apenas a utilização de um chip de dados LTE (chip de operadora telefônica), ao ser energizado e ligado o roteador detectar automaticamente a operadora do chip LTE, disca automaticamente para a mesma e disponibiliza uma rede Wi-Fi que pode ser utilizada. Algo similar acontece nos modelos comerciais, onde basta conectar o mesmo a um cabo de rede com acesso a internet que ele disponibiliza uma rede Wi-Fi que pode ser utilizada.

O TitansWi-Fi atende as necessidade do Marco Civil da Internet, seja através do portal embutido (disponível nos modelos destinados ao mercado nacional) ou através do HotSpot, um portal integrado a nuvem, onde além de identificar e armazenar o registro de conexão do usuário, é possível utilizar a rede Wi-Fi como ferramenta de marketing, aproximando-se e identificando o cliente, podendo vincular campanhas no acesso de cada usuário.

Os roteadores TitansWi-Fi contam com controles que economizam a utilização de dados da internet, algo especialmente útil para aumentar a durabilidade dos planos de dados utilizados nos roteadores móveis. Um sistema de cotas de navegação equilibra os acessos entre os usuários e encerra a navegação dos usuários que excederam uma determinada quantia de tráfego no dia.

A fim de manter um uso seguro e sadio da internet, principalmente em ambientes públicos, o TitansWi-Fi conta com um sistema de bloqueio de acesso a sites inadequados, esse bloqueio adequada o conteúdo acessado pelos usuários, protegendo a rede de acessos a conteúdos que possam constranger outras pessoas em um ambiente público, nesse mesmo sentido, o bloqueio de sites e aplicativos que consomem muitos dados, gera economia no acesso a internet.

Como já foi mencionado, a segurança dos usuários é uma preocupação especial para nós, principalmente em um ambiente onde a rede Wi-Fi geralmente não tem senha e onde diversos usuários se conectam de forma simultânea, por conta disso um sistema de isolamento dos usuários foi desenvolvido e aumenta a segurança de quem esta conectado, pois impede que o dispositivo de um usuário comunique-se diretamente com o dispositivo de um outro usuário, dessa forma, usuários conectados ao TitansWi-Fi somente tem acesso a internet (ou a outros sistemas liberados), e não podem propagar vírus para os usuários conectados a mesma rede por exemplo. Nesse mesmo sentido o TitansWi-Fi implementa um Firewall básico, onde podem ser configuradas as portas que serão abertas para os usuários na internet, em um cenário onde somente as portas padrões são utilizadas, a utilização de sistemas de Torrent fica prejudicado, contribuindo assim também para a economia dos dados.

Uma queixa de muitos clientes era a utilização da rede Wi-Fi (e consequentemente dos dados LTE nos roteadores móveis) em horários que não eram úteis para a empresa, como por exemplo quando os ônibus estão na garagem, ou quando o estabelecimento comercial esta fechado, para resolver essa situação o TitansWi-Fi conta com um opção na qual podem ser definidos os horários de trabalho, dessa forma, evita-se o uso inadequado da rede nos horários que foram previamente definidos, isso sem tem que desligar o roteador, mantendo a conexão de demais dispositivos ligados a(s) porta(s) LAN, o que é especialmente útil nos casos onde integrações extras foram desenvolvidas.

Por se tratar de um roteador móvel em alguns modelos, o TitansWi-Fi está suscetível as variações de cobertura LTE das operadoras de telefonia, podendo eventualmente estar sem acesso a internet, ou com velocidade de acesso a internet reduzido. Nesse sentido, preocupando-se em oferecer um melhor serviço para os usuários finais, alguns clientes solicitaram a integração do TitansWi-Fi com sistema de VOD (sistemas de entretenimento a bordo) de forma a fornecerem conteúdos com alta velocidade para seus clientes mesmo em regiões sem cobertura ou com velocidade reduzida, nesse sentido, além de poder ser integrado a sistemas de VOD distintos, o TitansWi-Fi desde que gerenciado pelo TWF Manager, pode fazer a contabilidade das conexões dos usuários a plataforma de entretenimento, fornecendo gráficos e relatórios de gerenciamento.

Por utilizar protocolos padrões de conexão com a internet, o TitansWi-Fi pode facilmente interagir com outros produtos de mercado, basicamente qualquer equipamento com suporte a TCP/IP pode utilizar a internet através do TitansWi-Fi, há clientes nos quais algumas integrações bem interessantes foram desenvolvidas.

Você ou sua empresa adquiriu muitos roteadores e o gerenciamento dos diversos ativos está complexo? Ou ainda, seus roteadores estão em pontos móveis ou remotos nos quais você não tem acesso? Nossa plataforma na nuvem, o TitansWi-Fi Manager pode auxiliar no gerenciamento de todos esses dispositivos de forma centralizada, sem complicação e em uma única ferramenta.

Através do TitansWi-Fi Manager você pode realizar diversas configurações remotas no TitansWi-Fi, atualizações de firmwares, bem como consultar relatórios, gráficos de consumo dos recursos e contabilidade de dados, dentre eles o uso das rede Wi-Fi, LAN, WAN e LTE (plano de dados), o consumo de memória, CPU, usuários conectados dentre outros. Com o TitansWi-Fi Manager você pode criar diversos usuários, com perfis e permissões distintas, além disso, por trata-se de um sistema amplo, todas as atividades dos usuários são monitoradas e podem ser consultadas.

Por fim, desenvolvido pela Plenatech, o TitansWi-Fi é um produto nacional, conta com suporte avançado e através do desenvolvimento de módulos extras, pode ser customizado e integrado com outros equipamentos de acordo com as necessidades do cliente.

O TitansWi-Fi é hoje um produto completo, que pode abranger diversas áreas de operações em variados cenários, ele atende a muitas empresas, e nós trabalhamos continuamente para fazer dele um diferencial para nossos clientes.

Deixe nos saber o que você achou, tem alguma dúvida ou dica, comente que teremos o prazer de responder.

Confira outros posts

 
 
 
WhatsApp