Blog Plenatech

Acompanhe as nossas novidades sobre Tecnologia e Mobilidade.

Tecnologia usada para salvar vidas

Alexa ajuda a salvar uma mulher após um ataque de abelhas

Amazon Alexa, também conhecido simplesmente como Alexa, é uma assistente virtual desenvolvida pela Amazon, utilizada pela primeira vez nos alto-falantes inteligentes Amazon Echo desenvolvidos pelo Amazon Lab126. Ela é capaz de interagir com voz, reproduzir música, fazer listas de afazeres, definir alarmes, transmitir podcasts, reproduzir audiolivros e fornecer informações sobre o tempo, trânsito, esportes e outras informações em tempo real, como notícias, além de controlar sistemas e aparelhos inteligentes e conectados.[2] Os usuários são capazes de ampliar as capacidades do Alexa instalando "habilidades" (funcionalidade adicional desenvolvida por fornecedores terceirizados, em outras configurações mais comumente chamadas de aplicativos), tais como programas meteorológicos e recursos de áudio.

Recentemente foi notícia o caso onde um destes assistentes favoreceu salvar a vida de uma mulher. Segue abaixo a reportagem.

Um smart hub Echo Show com a assistente Alexa foi fundamental para salvar a vida de uma mulher após ela ser atacada por abelhas nos Estados Unidos. O caso ocorreu na cidade de Uniontown, em Ohio.

Devido a uma grave alergia, a norte-americana Sarah Norton poderia morrer ao levar apenas uma picada de abelha. Porém, ela recebeu ao menos dez ferroadas do inseto após encontrar uma colmeia subterrânea enquanto cuidava do jardim.

Echo Show traz uma câmera que possibilita chamadas de vídeos.

Echo Show traz uma câmera que possibilita chamadas de vídeos.Fonte:  Pinterest/Reprodução 

Após o acidente, Sarah voltou para casa e pediu para os filhos buscarem o medicamento para picada de abelhas. Enquanto tentava ligar para avisar o marido, ela acabou desmaiando após iniciar a ligação.

Preocupado com a situação, o cônjuge de Sarah usou o recurso Drop In para fazer uma chamada de vídeo através do Echo Show da casa. A funcionalidade permite iniciar uma ligação instantaneamente com outro dispositivo com Alexa.

Dessa maneira, o homem conseguiu ensinar aos filhos e uma vizinha como ajudar Sarah após o ataque.

Então, ele explicou a aplicação da EpiPen – um dispositivo médico com injeção de adrenalina em caso de reações anafiláticas.

Depois do grave incidente, Sarah comentou que o recurso do Echo Show foi fundamental para salvar sua vida.

Sem a ajuda do marido do outro lado da tela do smart hub, os filhos e a vizinha não saberiam como socorrê-la.

 

Como habilitar o recurso Drop In

Por questão de privacidade, o Drop In está desabilitado em qualquer um dos dispositivos Echo com Alexa. Contudo, é possível ativá-lo através do aplicativo da assistente virtual.

O usuário deve ir em "Dispositivos" e, em seguida, acessar “Echo e Alexa” para escolher o gadget que pretende habilitar. Depois, ele deve selecionar “Comunicações” e ativar a opção “Drop In” para poder utilizar a ferramenta.

 

 

Fonte: Tecmundo

Tags:alexaassistente

Confira outros posts

 
 
 
WhatsApp