Publicado em: quarta, 25 de novembro de 2020 às 11:06
TI Proativa e Reativa
Saiba as desvantagens de ter uma TI reativa na sua empresa.
O setor de TI passou a ser uma peça fundamental dentro das empresas e para isso precisa ser proativo.

Assumindo um papel estratégico e necessário para a transformação digital, o setor de TI passou a ser uma peça fundamental dentro das empresas e não apenas um mero Suporte Técnico, como era vista antigamente.
Dada a complexidade dos cenários que temos hoje, com diversas tecnologias empregadas na maioria das empresas, ter uma TI bem estruturada e eficiente é fundamental.
A TI deve estar preparada não somente para resolver problemas, mas sim, trabalhar ativamente para que estes não aconteçam. Assim, paradas são evitadas e a segurança dos seus dados, aprimorada.
O fato é que, muitas empresas ainda partem da velha mentalidade de que o suporte técnico só entra em ação na hora da correção de alguma problema. Isso se chama TI Reativa. Você age apenas para conter um problema, e não para evitá-lo.
Se este for o caso, pode ser que você tenha um grave problema em mãos, e possíveis futuros prejuízos financeiros de tamanho que não é possível mensurar.
Mas, como se identifica uma TI Reativa?

Faça uma análise de como é feita a gestão dos procedimentos de segurança na sua empresa:
- Os profissionais estão aptos a identificar falhas antes que elas aconteçam?
- Você possui processos automatizados de verificação de segurança em seus sistemas?
- Você conta com uma solução de monitoramento em tempo real dos seus recursos de TI?
- Existe uma busca constante por falhas?
Se a resposta para as perguntas acima for negativa, você possui uma TI reativa.
Esse modo de agir é muito prejudicial para a segurança dos seus dados. Quando atividades como as denotadas acima não são realizadas, deixadas para serem realizadas exatamente quando um problema aparece, não é a melhor forma de se lidar com a situação.

Normalmente esta situação pode deixar o seu negócio parado, fora de operação, causando prejuízos até a retomada.
No entanto, a TI proativa é totalmente diferente.

Ter uma TI proativa é o cenário ideal para todas as organizações. Você estará um passo à frente da maioria dos problemas que possam acontecer e trazer prejuízos para o seu negócio.
Empresas com TI proativa possuem boas práticas de gestão, métodos de Disaster & Recovery eficientes e técnicos capacitados para lidar com todo tipo de situação.
Nós da Plenatech, fazemos o papel de TI Proativa na sua empresa.
Através de métodos eficientes de verificação e atividades recorrentes diárias, garantimos que estaremos sempre um passo a frente de ameaças para a sua infraestrutura.
Quer saber mais como podemos mudar e tornar mais eficiente a gestão da TI na sua empresa?
Entre em contato conosco e marque uma visita agora mesmo!
+55 54 3025.5357
contato@plena.mobi
www.plenatech.com.br

Tags:internetplena.techplenateche-mailemailcloudnuvemdadosproteçãosegurançasenhasmailoffice365titi proativati reativainformática