Blog Plenatech

Acompanhe as nossas novidades sobre Tecnologia e Mobilidade.

Problemas com Horário no Hotspot

Alguns clientes podem enfrentar problemas com o horário das atividades dos usuários no Hotspot, gerando questionamentos do tipo "... pessoal, tenho um usuário que se conectou as 15:33 mas o TWF Manager mostra que conexão iniciou as 11:43, por que isso acontece?" esse post explica o que acontece nesse cenário.

* A PARTIR DA VERSÃO 3.13.00  DO PLENAMOBI ESTE PROBLEMA FOI CORRIGIDO.

Inicialmente é preciso registrar que o TitansWi-Fi é executado em diferentes regiões, cada um delas utiliza um fuso horário diferente (o fuso horário de um roteador pode ser alterado localmente no menu Sistema, até a data em que este post esta sendo escrito não é possível configurar o fuso horário remotamente).

Nenhum dos roteadores conta com tecnologia para armazenar e manter o horário salvo e sincronizado quando esta desligado, similar ao que acontece nos computadores, ou seja, sempre que um roteador é ligado seu horário inicial é 01/01/1970 00:00, algumas atividades do TitansWi-Fi, além do Hotspot necessitam do horário devidamente configurado, nesse sentido foram implementadas algumas técnicas para que um roteador possa obter o horário correto tão logo é ligado.

A saber:

  • Último horário salvo
  • Sincronismo via NTP (Network Time Protocol)
  • Sincronismo com o TWF Manager

Enquanto esta ligado o TitansWi-Fi salva o horário corrente de seu sistema a cada 5 minutos, esse é o primeiro parâmetro de recuperação de horário do roteador, se um roteador foi desligado (com horário atualizado) as 11:00 e for ligado novamente as 15:00, logo após a inicialização dos processos seu horário será setado para algo entre as 10:55 e as 11:00 da data corrente, o que já é bem melhor do que um horário de 1970.

Logo na sequência disso, o roteador tenta sincronizar o horário via NTP, mas para isso ele precisa que a conexão com a internet já esteja devidamente estabelecida. O processo de sincronismo via NTP pode falhar se não houver conexão com a internet, ou ainda, se a operadora fechar essas portas de acesso (sim algumas operadoras bloqueias essa comunicação), se esse processo falhar, o roteador continuará tentando fazer o sincronismo em tempos aleatórios.

Também é a cada 5 minutos que o agente do TWF no roteador tenta sincronizar seu horário com o o TWF Manager na nuvem, afinal essa é uma fonte confiável de horário em não havendo comunicação com o NTP, mas assim como o NTP, esse processo pode falhar se não houver comunicação com a internet, no entanto, ele continuará sendo executado até que um sincronismo seja realizado com sucesso.

Por fim, em resumo, temos o seguinte, tão logo o roteador é ligado ele seta o último horário que tinha salvo, se já houver comunicação adequada com a internet ele sincroniza o horário via NTP (segundos após ligar), se o sincronismo via NTP falhar, ele irá tentar sincronizar o horário com o TWF Manager a cada 5 minutos (desde que tenha internet) até conseguir.

Após entender como funciona o sincronismo de horário, vamos explicar como funciona o registro de atividade dos usuários no Hotspot.

Como há roteadores configurados com fuso horário diferentes, os valores de data e hora de inicio e fim das conexões no Hotspot sempre recebem o horário corrente do roteador, ou seja, se o roteador estiver sendo executado com um horário errado, informações equivocadas serão registradas até que o horário seja atualizado.

Há algumas poucas situações onde as primeiras sessões dos usuários no Hotspot podem registrar informações desatualizadas, pois após inicializar o roteador, seja por falha do NTP, seja por demora na conexão (principalmente na discagem LTE dos roteadores móveis), usuários podem vir a se conectar com sucesso ao Hotspot enquanto o roteador esta aguardando o período de 5 minutos para executar um novo sincronismo.

Clientes que estejam executando versões de firmware anteriores a 1.08.03 podem ter maiores dificuldades com o sincronismo de horário, pois nesta release foram implementadas melhorias nesse sentido.

Na versão 1.13.00 do PlenaMobi (TWF Manager) estes problemas foram bastante trabalhados afim de evitar problemas de horário e atividades dos usuários em horários equivocados.

Confira outros posts

 
 
 
WhatsApp