Blog Plenatech

Acompanhe as nossas novidades sobre Tecnologia e Mobilidade.

O que é NAS

É a abreviatura Network Attached Storage - Armazenamento Ligado à Rede.

NAS é uma caixa com discos, ligado à rede, que permite que os computadores acessem um "drive virtual" via rede, permitindo a escrita e leitura dos arquivos de forma remota. Este local é uma das formas de unificar o armazenamento de dados, centralizando o armazenamento de informações e Backups.

Muitos NAS domésticos são úteis para permitir o compartilhamento de documentos, fotos, músicas, etc de forma centralizada para todas as pessoas e dispositivos, sem a necessidade de fios por todo o lado. Os NAS corporativos possuem além destas, outras funcionalidades como autenticação dos usuários e controles de acesso, que possibilita quem pode acessar o quê de forma mais eficiente.

NAS são pequenos computadores e é comum que ter outras funcionalidades, como servidores multimídia, download e até permitir hospedar páginas web, servidores ftp, vpn, etc. A definição do NAS é por compartilhar arquivos via Rede.

Diferente do NAS temos o conceito SAN - Storage Area Network - que é normalmente uma forma de organizar discos via rede para servidores, os computadores veem apenas dispositivos de bloco que precisam ser formatados e montados localmente. SAN não permite compartilhamento de arquivos para usuários como NAS.

Nós temos soluções para armazenamentos. Nos consulte para maiores informações. Fonte: https://qr.ae/pN2nCG          

Tags:backupplena.techplenatechnaso que é naspara que serve o nas

Confira outros posts

 
 
 
WhatsApp