Blog Plenatech

Acompanhe as nossas novidades sobre Tecnologia e Mobilidade.

Quais são os cuidados para trabalhar em Casa?

Com a quantidade crescente de empresas adotando o modelo Home Office, as estatísticas de roubo de informações e sequestro de dados cresceram no mesmo ritmo, e isso ocorre por falta de cuidados na hora de implementar soluções para viabilizar o trabalho remoto. No momento atual em que vivemos, surgiu repentinamente a forte necessidade de mudar a forma como algumas empresas operam. Para não ter as atividades interrompidas, o Home Office foi amplamente aceito como uma alternativa viável para dar continuidade nos negócios. Para dar suporte à isso, sabemos que a infraestrutura precisa estar preparada para a demanda, e para os eventuais riscos de segurança que são encontrados. É justamente por conta da falta de segurança que os números de casos relacionados à sequestro de dados e ataques direcionados aumentaram exponencialmente nos últimos 3 meses, fazendo com que muitos gestores perdessem mais tempo e dinheiro na situação delicada em que o mundo se encontra.

Mas o que ocasiona isso, afinal?

 Imagine você, trabalhando confortavelmente em sua casa, utilizando softwares de conexão remota para acessar dados e arquivos da rede interna da sua empresa. Você recebe um e-mail mal intencionado, que contém algum tipo de malware ou ransomware, e infelizmente, ao abrir anexos ou seguir links contidos neste e-mail, tem sua máquina infectada. Sabendo que a sua máquina está em conexão direta com a rede da sua empresa, o malware (ou ransomware) se propaga e também atinge servidores e usuários que também estão conectados na rede da empresa. Assim começa o pesadelo de qualquer gestor de TI. Prepare o bolso, pois se você não houver backups, além do tempo (e dinheiro) perdido, a cifra pode multiplicar diversas vezes.

Como eu posso prevenir isso?

Algumas ações podem ser tomadas para que os riscos sejam menores, e até zerados, a depender do quanto você quer investir na segurança dos seus dados. Algumas destas soluções (as mais simples, de certo modo), são: - Possuir antivírus de qualidade nos computadores dos funcionários; - Investir em tecnologias e métodos confiáveis de acesso ou conexão remota; - Manter sistemas internos da empresa constantemente atualizados; - Investir em soluções de tráfego web e mantê-la atualizada (firewall, por exemplo); - Possuir um robusto esquema de backup; Essas soluções, embora simples, são as principais formas de combater e promover a segurança dos seus dados. E, para te ajudar com isso, a Plenatech possui expertise em diversas áreas relacionadas à Segurança da Informação. Cibersegurança pode ser um fator decisivo para que seu negócio continue a todo vapor, e esta é a nossa premissa: A continuidade dos negócios de nossos clientes sempre foi o elo forte em todas as nossas parcerias.        

Tags:plena.techplenatech

Confira outros posts

 
 
 
WhatsApp